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Monitoramento de Mídias Sociais
 

O monitoramento em mídias sociais é um processo demorado, complexo e custoso, mas os resultados permitem obter uma excelente visão do posicionamento da marca, dos produtos e também do mercado.
Para obter bons resultados é preciso um bom planejamento e a definição de metodologia consistente para cada tipo de pesquisa. O conhecimento de operadores lógicos (ou booleanos, tipo "or", "and") é fundamental para obter resultados mais rápidos e precisos.
Alguns procedimentos adotados para monitoramentos:

Levantamento de palavras-chave
Levante palavras chave relacionadas a sua marca, produtos, mercado. Tudo. É muito comum que essa lista seja bem extensa, para que, nos próximos passos, filtremos algumas delas.
Vamos tomar como exemplo a marca Nike. Uma lista razoável de palavras-chave compreenderia:
- Palavras institucionais: Nike
- Produtos: nike air, air max, cortez, nike dunk, windrunner, the eugene, etc (e dezenas de outras mais)
- Palavras de concorrentes: adidas, puma, etc
- Palavras de mercado: tênis, blusas, roupas, esporte, corrida, etc (e dezenas de outras mais)
- Palavras em geral relacionadas a marca (no caso de eventos, patrocionios e outros): Evento Ar!, Nike ID, Corinthians, etc (e dezenas de outras mais)
O resultado esperado dessa etapa é uma longa lista de palavras separadas pelas categorias acima.

Defina sua estratégia de monitoramento
A partir das palavras-chave, você começa a ter uma noção clara de tudo que é possível monitorar. Agora é preciso organizar isso. Para começar, a melhor maneira é criar vários monitoramentos separados, para que cada um possa nos trazer um tipo de análise. A dica básica é: organize seus monitoramentos de maneira que não misture dados da sua marca com dados de concorrente e mercado. Além disso, essa separação ajuda a entendermos os custos de cada um e adaptar à realidade de recursos que temos disponíveis.
Para iniciar esse processo, é interessante já conhecer alguns padrões de tipos de monitoramento:
- Monitoramento Institucional de marca e produtos
Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave para marca e produtos. O objetivo aqui é entender o que se fala da sua marca, empresa e produtos. Em muitos casos é aplicável também a utilização de palavras-chave de outros elementos ligados a marca, como eventos patrocinados. Aqui não entram palavras relacionadas a concorrentes e mercado em geral. Detalhe importante: dependendo do tamanho e abrangência da marca e produtos, pode ser interessante separar um monitoramento para cada produto ou um geral para marca e produtos juntos.

- Monitoramento de Concorrentes
Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave relacionadas a concorrentes. O mais mportante aqui é seguir a mesma lógica do monitoramento criado para a própria marca. As mesmas buscas, nas mesmas redes, produtos semelhantes, para que seja possível uma comparação equivalente.

- Monitoramento de Mercado
Nesse tipo de monitoramento são utilizadas palavras-chave relacionadas ao mercado. O objetivo é realizar algum tipo de pesquisa de mercado, identificar tendências ou abrangência de determinados termos e como estão evoluindo com o tempo.
De fato, o objetivo aqui é ter um mapa de quais serão os Monitoramentos e quais palavras-chaves estão associadas a cada um deles. Esse é o resultado esperado dessa etapa.

Monte a estratégia de classificação e tagueamento
É muito importante um trabalho constante de classificação(positivo, negativo, neutro) e tagueamento. Apenas com esse tipo de informação é possível realmente trazer informações estratégicas ao final de um monitoramento. As perguntas que você deve ser capaz de responder após essa fase são:

- Quais serão as tags utilizadas para classificar as citações no meu monitoramento ? Ex.: “crítica, comparação, elogio espontâneo, produto A, produto B”

- Qual o critério para classificação e tagueamento ? Quando considerarei um citação como positiva/neutra/negativa ?

- Classificarei todos os posts ou trabalharei com uma amostra ?

Fonte: blog.scup.com.br

Para efetuar um monitoramento perfeito, é necessário conhecimento de lógica booleana e utilizar softwares de apoio. mais>>

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Mix News

  • 4 / abril / 2011

    Google atinge market share de 97,06% no Brasil.


    Com desempenho superior à sua média global (85%) o Google atingiu em 19 de novembro de 2010 a incrível marca de 97,06% de participação no mercado de buscadores no Brasil (Fonte: getclicky.com).
    Os demais competidores possuem participações inexpressivas, com pequeno destaque para Bing e Yahoo que detém aproximadamente 1% do mercado cada um. Na elaboração do Plano de Marketing e Comunicação Digital (PMCD), o ranqueamento no Google deve ser o foco das atenções e o próprio Google disponibiliza ferramentas, como o Google Analytics, que ajudam a melhorar o posicionamento do site.
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"A proposta de inserção de vídeos no Youtube a princípio não agradou, pois não conseguia acreditar que pudessem ajudar em nosso negócio.  Decorridos 7 meses, nossos vídeos tiveram mais de 53.000 acessos e os resultados estão sendo ótimos, com aumento da procura por nossos serviços.

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